terça-feira, 30 de abril de 2013

Netflix no Linux Ubuntu

Esse pequeno artigo vai te ajudar rapidamente a rodar o Netflix no Linux Ubuntu.

Mas espera ai! O NETFLIX NÃO RODA NO LINUX? E A RESPOSTA É SIMPLES, O NETFLIX utiliza o Microsoft Silverlight....

Na boa, há um ano atrás eu vi algumas estratégias do NETFLIX sobre uso do HTML5 muito interessantes, e até imaginei que fosse uma empresa "estilo Google de pensar", mas depois que eu vi que além de utilizarem Silverlight não existe uma alternativa criada POR ELES DIRETO NO BROWSER achei uma baita palhaçada e descaso dessa empresa.
Sério, que ano eles pensam que estão? Será que é tudo da
Microsoft? Será que a Microsoft ainda não aprendeu que quando vc tenta impor algo vc só tem a perder? Sei lá viu, algumas pessoas e alguns cargos na área de TI não deveriam simplesmente existir.

Enfim, deixando o desabafo de lado vamos falar da solução técnica para isso, um programador do EUA chamado Erich E. Hoover também ficou puto mas não apenas reclamou como arregaçou as mangas e foi desenvolver uma solução(PARA NOOOOOSSSAAA ALEGRIAA), e é bemmm simples pois é basicamente o programa que trabalha com o Wine em conjunto com o Firefox. E para vc e eu que queremos fazer o Netflix rodar sem muito esforço ficou perfeito(rs).



Abra o terminal e resolva isso com 3 comandinhos
$ sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install netflix-desktop



Depois de instalado é só chamar nosso amiguinho e pronto
$ netflix-desktop




Fonte http://www.compholio.com/netflix-desktop/

sábado, 20 de abril de 2013

Arquitetura SOLID

Olá amigos, ultimamente ando com artigos mais conceituais pois meu intuito ultimamente é flexionar nosso cérebro para pensar  de uma forma mais ampla do desenvolvimento de software. Por isso hoje vou falar da consagrada Arquitetura de Software SOLID


Em meados de 2005, Robert Martin(Uncle Bob), publicou um artigo sobre 11 princípios de Design para desenvolvimento Orientado a Objetos. No artigo ele diz que não basta programar orientado a objetos, é necessário ter princípios de design para manter a qualidade. Os 5 primeiros princípios ficaram “mais famosos”, sendo estes os que formam o S.O.L.I.D.

O SOLID tenta mostrar de maneira simples como planejar algo limpo e de uso altamente flexível(afinal,  pq usar?). Vou dar uma acordada em vc ai, sabia que o famoso Zend Framework 2 usa SOLID? Pois é meu amigo e amiga o Matthew Weier cabeça do desenvolvimento do ZF2 buscou usar o melhor da atualidade para o framework e eles encontraram no SOLID uma forma de expressar o que eles queriam de fato que é o conceito de framework "USE O QUE VC QUISER E A VONTADE". Ta mais vamos ao ponto desse nome, veja a figura acima e acompanhe a explicação das siglas abaixo.

S – Single Responsibility principle: uma classe deve ter apenas uma responsabilidade.
O – Open/Closed principle: entidades de software devem ser abertos para extensão, mas fechadas para modificação.
L – Liskov substitution principle: objetos em um programa devem ser substitíveis por suas classes derivadas em qualquer ponto do código sem alterar a funcionalidade do programa.

I – Interface segregation principle: interfaces muito específicas são melhores do que interfaces de uso geral.
D – Dependency inversion principle: módulos devem depender de abstrações.
Mais detalhes, clique aqui.



Bem é basicamente isso recomendo uma leitura na documentação do Zend Framework 2(aqui) e também na matéria do Bob(aqui)